Artigos

Não tenho tempo para mais nada!

 

Não tenho tempo para mais nada!
Por Marco Antônio Meira

Tenho recebido muitas consultas de empresários que de alguma maneira estão buscando seu lugar ao sol, através de empreendimentos dos mais diversificados possíveis. O empresário brasileiro é um ser especial, ele busca alternativas e não desiste, a esperança é a última que morre. O que eu tenho encontrado na maioria dos casos é sempre a mesma coisa: Mas eu não tenho tempo para mais nada....!

Não ter tempo para mais nada, quer dizer somente duas coisas: ou você já está ganhando muito dinheiro, pois o seu tempo está totalmente tomado, ou existe algo de errado em seu tempo. Vamos analisar sob a seguinte ótica:

- Você tem ido visitar seus melhores clientes com frequência?

- Quanto tempo do seu dia você reserva para pensar em novas estratégias?

- Você tem planejado novos rumos para o seu negócio?

- Tem participado de feiras, congressos e workshops?

- Tem lido muito sobre sua atividade econômica?

- E o seus concorrentes? Você está ao par do que eles vêm apresentando de novidade ao mercado?

- Quando foi a última vez que visitou seus fornecedores?

- Com que frequência você faz uma análise sobre o seu mercado consumidor?

Eu poderia ficar enumerando aqui infinitas atividades que o empresário deve encarar como obrigação. Agora pare e pense: por que você não tem tempo para mais nada? Faça uma análise do seu cotidiano. Será que você não está perdendo muito tempo do seu dia com tarefas operacionais do seu negócio?

DELEGAR, um verbo que de alguma maneira não é conjugado corretamente pelos empresários ou gestores de empresas. Um verbo temido por alguns gestores e que só prejudica o negócio. Delegar é um exercício de sabedoria. Todo empresário deve ter em mente que o seu tempo não pode ser desperdiçado com tarefas operacionais, simples e rotineiras onde o seu envolvimento direto não faz a menor diferença.

Antes de dizer: não tenho tempo para mais nada, pare e pense:

- Quais tarefas do seu dia-a-dia, rotineiras que poderiam ser passadas para outra pessoa realizá-las?

- Não priorize sua ocupação com as tarefas operacionais da empresa, priorize as tarefas estratégicas.

- Reavalie constantemente o cotidiano da empresa, redistribua os afazeres.

- Não perca seu tempo controlando os controles.

Lembre-se: uma orquestra é boa porque o maestro é um bom regente e não porque ele toca todos os instrumentos.

Pense bem nisso.

Fonte: www.artigonal.com
Marco Antônio Meira é administrador, especialista em Marketing e Vendas, autor dos livros “Técnicas e Habilidade em Vendas e Negociação” e “As 5 Chaves para uma Propaganda de Sucesso”. É diretor da Sign Computer Comunicação Ltda.
 

 

Av. Borges de Medeiros, 2500 sala 707 - Praia de Belas - CEP: 90110-150 - Porto Alegre -RS - Brasil
Fone + 55 51 3072-6737 | Fax +55 51 3028-0498 | seth3d@seth3dcarreiras.com.br